Justiça Federal inaugura 5º Vara do JEF Previdenciário

Foi inaugurada hoje, em Porto Alegre, a 5ª Vara do JEF (Juizado Especial Federal) Previdenciário. A cerimônia contou com as presenças do presidente do TRF4 (Tribunal Regional Federal de 4ª Região) Vilson Darós, do diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi e do juiz federal Guilherme Pinho Machado, agora titular da Vara.

Estavam presentes também o corregedor regional da JF na 4ª Região Luiz Carlos de Castro Lugon, o Diretor do Foro da Seção Judiciária de SC Alcides Vettorazzi, o Diretor do Foro da Seção Judiciária do PR Danilo Pereira Jr, o representante da presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região Roberto Teixeira Siegmann e o diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, Alberto Delgado Neto.

A Capital não inaugurava uma Vara do JEF Previdenciário desde 2008, quando houve transferência da 7ª Vara Cível para a 4ª Vara do JEF Previdenciário. A 5ª Vara, que começa a funcionar hoje mesmo, é um passo a mais em busca de diluir a enorme quantidade de processos nas mãos de um número maior de servidores. Segundo o presidente do TRF4, no ano passado, somente Porto Alegre distribuiu mais de 60 mil processos da competência dos Juizados. A 4ª Região, por sua vez, mais de 400.000.

Benefício à sociedade

A inauguração da nova Vara, segundo o diretor do Foro, serve principalmente para melhorar o serviço à população:

- Estamos entregando à sociedade uma nova vara com o objetivo de melhorar e qualificar a prestação jurisdicional à sociedade – explica. E ainda completa: este é um marco que define uma das esquinas em busca da melhor prestação jurisdicional.

Como prova disso, o 5º JEF Previdenciário inaugura uma nova concepção física: nele, todos os processos remetidos serão digitais. Assim, o espaço ocupado para guardar os processos em forma de papel será utilizado para audiências e conciliações entre as partes.

A 5ª Vara do JEF Previdenciário é a 25ª da Justiça Federal de Porto Alegre e a 73º no Estado. As próximas Varas a ser inauguradas no RS serão nas cidades de Capão da Canoa e Gravataí.

Foto: Imprensa TRF4

Comente

*