A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) já registrou a inscrição de 22 oradores para a audiência pública que vai debater os sistemas de scoring (pontuação) de crédito e a possibilidade do reconhecimento de dano moral por violação aos direitos do consumidor. As inscrições seguem até esta terça-feira (5).
Esta será a primeira audiência pública realizada pelo STJ. O encontro, promovido por iniciativa do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, acontecerá na sede do tribunal, no dia 25 de agosto, às 9h. Os interessados em participar podem se inscrever exclusivamente pelo e-mail sistemascoring@stj.jus.br até as 20h do dia 5 de agosto.
Entre os inscritos há promotores, advogados, instituições de crédito e financeiras – a maioria, até o momento, manifestou posição pela ilegalidade do sistema de pontuação de crédito. Ao inscrever-se para a audiência, o interessado deve incluir na mensagem a identificação precisa da posição que pretende apresentar. A medida visa a uma composição plural e equilibrada de participantes.
O cadastro por scoring baseia-se no perfil do consumidor para criar uma pontuação que revelaria uma expectativa de inadimplência. Este score é levado em conta pelos lojistas para conceder ou negar crédito, ainda que o consumidor não esteja negativado.
O sistema de pontuação de crédito é o tema do Recurso Especial 1.419.697, afetado à Segunda Seção como recurso repetitivo. O ministro Sanseverino, relator, informou que há um número elevado de demandas sobre o mesmo tema, que exige uma abordagem técnica.
FONTE: STJ
0 comentário