O defensor público da União no Rio de Janeiro, André Odarcgy, informou nesta quinta-feira (23/7) que buscará na Justiça indenizações para pessoas que contraíram o vírus Influenza A (H1N1) e foram mal atendidas na rede de saúde pública. Odarcgy afirmou que entrará com ação civil pública por danos morais e materiais contra os governos federal, estadual e municipal por possíveis prejuízos às vitimas da gripe suína, atendidas nas redes públicas sob responsabilidade dos três entes federativos.

Através do telefone (21) 2517-3301, qualquer pessoa que considere receber um atendimento deficiente nas unidades oficiais de saúde pode obter a relação de documentos a providenciar para aderir à ação. Somente podem reivindicar o serviço pessoas residentes no munícipio e no estado. As adesões serão aceitas até 30 de setembro, quando a Defensoria Pública recolherá toda a documentação para dar entrada na Justiça, em outubro.

Para o defensor, a política estatal de tratamento da saúde não é a mais adequada. “Além disso, o medicamento antiviral, vendido sob prescrição médica, não é disponibilizado para a maioria dos pacientes suspeitos de contágio por gripe suína, porque o governo federal o retirou das farmácias, impedindo o livre acesso da populacão”, salientou.

Segundo Odarcgy, infectologistas apontam a necessidade de estoque para tratamento equivalente a 10% da população, em caso de epidemia: “Ou seja, se o Brasil tem cerca de 180 milhões de brasileiros, precisaríamos de tratamento medicamentoso inicialmente para 18 milhões de pessoas”, aponta. Conforme ele, o governo federal tem cerca de pouco mais de 9 milhões de medicamentos para a gripe suína.


Mallmann

Filipe Pereira Mallmann Apaixonado pelo direito e aficionado por novas tecnologias. Para ler mais artigos de Mallmann, . Redes Sociais: Google + · Facebook · Twitter

4 comentários

Arthurius Maximus · 27 de julho de 2009 às 3:40 PM

Nada mais justo, afinal de contas é patente a ineficiência e a cara-de-pau dso polítios em tentar “jogar panos quentes” e passar informações para o povo que não condizem com a realidade.

Marco Damaceno · 28 de julho de 2009 às 2:58 PM

Vão ter indenizar muita gente porque o vírus está se espalhando sem precedentes. Acho que vão recorrer até o fim.
O governo disse que vão chegar milhoes de lotes de remédios para combater a gripe suína é esperar pra ver.

Filipe via Rec6 · 28 de julho de 2009 às 2:45 PM

Defensoria Publica do Rio buscará indenizações na Justiça para pacientes da gripe suína : Contexto Jurídico…

O defensor público da União no Rio de Janeiro, André Odarcgy, informou nesta quinta-feira (23/7) que buscará na Justiça indenizações para pessoas que contraíram o vírus Influenza A (H1N1) e foram mal atendidas na rede de saúde pública. …

domelhor.net · 28 de julho de 2009 às 2:47 PM

Defensoria Publica do Rio buscar indenizaes na Justia para pacientes da gripe suna…

O defensor pblico da Unio no Rio de Janeiro, Andr Odarcgy, informou nesta quinta-feira (23/7) que buscar na Justia indenizaes para pessoas que contraram o vrus Influenza A (H1N1) e foram mal atendidas na rede de sade pblica. Odarcgy afirmou que entrar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *