Deputado que “se lixa para a opinião pública” pede ao STF seu cargo na relatoria de voltaO deputado federal Sérgio Moraes (PTB-RS), que recentemente declarou à imprensa nacional “se lixar para a opinião pública”, foi afastado no dia 13 de maio da relatoria do processo contra o deputado Edmar Moreira no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. Nesta quinta-feira (14/5), ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) mandado de segurança em que pede sua recondução à antiga função. O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) é o novo relator do caso, nomeado pelo presidente do conselho, deputado José Carlos Araújo (PR-BA).

Moreira, que responde por quebra de decoro parlamentar, é acusado de usar a verba indenizatória do mandato para o pagamento de serviços da empresa de segurança de sua propriedade.

Segundo a defesa de Moraes, se observa uma espécie de manobra para substituir o relator, pois estabeleceu-se uma pré-conclusão que o mesmo emitirá seu parecer pelo arquivamento do processo. “Porém, dos atos e manifestações do impetrante não se vislumbra qualquer prejulgamento ou ausência de isenção para continuar na relatoria”, argumentou a defesa. A ação impetrada pelo petebista será apreciada pela ministra Cármen Lúcia.

A saída do deputado dividiu os integrantes do conselho. Uns consideravam que a presença de Moraes na função de relator era insustentável; outros defendiam sua permanência, considerando a existência de uma campanha da mídia para tirar Moraes, e, em conseqüência, desmoralizar o conselho. Antes de afastar Moraes, Araújo solicitou várias vezes que o petebista renunciasse à relatoria. De acordo com o presidente do conselho, Moraes tinha antecipado sua posição sobre o caso Moreira.


Mallmann

Filipe Pereira Mallmann Apaixonado pelo direito e aficionado por novas tecnologias. Para ler mais artigos de Mallmann, . Redes Sociais: Google + · Facebook · Twitter

4 comentários

Arthurius Maximus · 15 de maio de 2009 às 5:52 PM

Graças a Deus a ministra mandou ele pastar.

Antonio Moreira · 18 de maio de 2009 às 10:44 AM

o deputado Sérgio Moraes se lixa não só para a opinião como para o próprio povo e este mesmo povo, muito provavelmente, vai votar novamente nele, porque o povo também está se lixando pra si próprio.

Antonio Moreira (Belém- PA) · 18 de maio de 2009 às 11:00 AM

Obrigado deputado por se lixar pra minha opinião. O interessante é que até os creminhos pra limpar e hidratar essa sua cara de pau saem do meu suor, que o coloquei aí para me representar. Quem sabe nas próximas eleições eu consiga avaliar melhor os candidatos que me representarão. Até lá, vê se não faz muito estrago por aí tá? Se eu pudesse mandaria uma onça bem bonita e cheirosa daqui da amazónia pra dormir com vc, te vigiar pra você não fazer muita besteira e, de quebra, ela poderia fazer-me o favor de te comer.

domelhor.net · 15 de maio de 2009 às 2:59 PM

Deputado que se lixa para a opinio pblica pede ao STF seu cargo na relatoria de volta…

O deputado federal Srgio Moraes (PTB-RS), que recentemente declarou imprensa nacional se lixar para a opinio pblica, foi afastado no dia 13 de maio da relatoria do processo contra o deputado Edmar Moreira no Conselho de tica e Decoro Parlamentar da Cm…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *