O empréstimo com desconto na folha de pagamento, opção mais barata para quem precisa de crédito, virou uma armadilha para aposentados e pensionais endividados. Profissionais que oferecem empréstimos nas ruas, os chamados pastinhas, estão sofisticando a forma de atuação ao aplicar um golpe condenável. Em sua maioria representantes de bancos de pequeno porte, eles agora ligam para a casa do devedor para oferecerem a troca da prestação por outra de mesmo valor e uma bolada em dinheiro na conta-corrente. Não revelam, porém, que a tramoia envolve a contratação de um novo financiamento, mais longo que o primeiro, e uma comissão polpuda, cobrada sem que a vítima perceba. Em março, problemas como esse renderam, em média, três queixas diárias ao Banco Central, totalizando 72 reclamações. Na comparação com o mesmo mês de 2010, houve um aumento de 22%.

Os números dos últimos seis meses chamam a atenção. Foram 571 casos, com destaque para dezembro de 2010, mês do 13º salário, quando 168 ocorrências (uma média de sete por dia) foram registradas no BC. Boa parte delas envolveu o crédito consignado – com desconto em folha – contratado em instituições financeiras com menos de 1 milhão de clientes. Há todo tipo de situação, como casos que envolvem documentação falsa do aposentado, ausência de documentos e da assinatura do titular do empréstimo, esclarecimentos incompletos, liquidação antecipada do débito feita incorretamente, concessão de crédito sem a presença do pensionista e restrição à portabilidade – transferência do contrato para outro banco da preferência do cliente. Os principais alvos dessa prática são os servidores públicos aposentados, especialmente em Brasília e no Rio de Janeiro, capitais que reúnem o maior número deles por concentrar também a maioria dos servidores públicos federais.

Fonte: Correio Braziliense


2 comentários

ocean · 19 de maio de 2011 às 2:32 AM

Oferecemos empréstimos a particulares e empresas em uma taxa barata de 2%, Pessoal
e
investimento, oferecemos empréstimo que varia de
R $ 5.000,00 à R $ 50.000.000,00 de dólares dos EUA para voltar para nós com a exata
quantia que você precisa.

Nome Completo: _
Finalidade do empréstimo: _
Idade: _
Sexo: _
Endereço: _
País: _
Nome da empresa: _
Profissão: _
Telefone: _
Montante necessário como Empréstimo: _
Duração: _

Se você estiver interested.contact-nos a seguir
E-mail:oceanloanfirms@gmail.com

sarah · 29 de junho de 2011 às 6:48 AM

Do you need loan???? A new development is on. This is a program set up by MRS. sarah miller to offer financial assistance and loan to the poor, needy and less privileged, individual and companies, to Business tycoons and expatriates from across the world. It is free and easy to apply.

Clients and business tycoons who are having financial problems, or who wish to invest on, acquire or procure anything, but do not have enough capital to em-back on it ,maybe due to their poor financial background or status or whatever, now have the opportunity to enjoy the benefits of this program by applying for this financial assistance.

Note the following:

We are located in New Mexico, United States Of America
Maximum amount offered as loan: $100,000CND
Interest Rate: 8%
Maximum Duration: Ten(10) Years
Transfer charge on loan fund: $0( We do not charge upfront fees here).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *