Um jovem de 15 anos obteve liminar na Justiça para receber o medicamento Tamiflu da prefeitura de Indaial (SC). O adolescente recorreu à Justiça (13-08) e o magistrado determinou a entrega imediata do medicamento.

Em nota, a prefeitura da cidade informou que a não liberação do medicamento para o paciente ocorreu em face dos sintomas relatados pela mãe do jovem não atender a critérios estabelecidos pelo protocolo do Ministério da Saúde para receber o Tamiflu. A prefeitura informou ainda que entregou o medicamento ao jovem ainda no dia 13.

Segundo o Ministério da Saúde, não há falta de medicamento para o tratamento da influenza A (H1N1) – conhecida como gripe suína no Brasil. Foram entregues 485.420 kits para tratamentos completos aos estados e há um estoque de 8,79 milhões de tratamentos adquiridos anteriormente em 2006. O Ministério salientou que o uso indiscriminado do medicamento pode tornar o vírus mais resistente e orienta a população a não se automedicar.

O Ministério da Saúde informou, em nota divulgada hoje (14-08), que não há nenhum tipo de proibição da venda do medicamento nas farmácias brasileiras, entretanto o laboratório fabricante do Tamiflu deu prioridade aos pedidos de compra feitos pelo Ministério.


Mallmann

Filipe Pereira Mallmann Apaixonado pelo direito e aficionado por novas tecnologias. Para ler mais artigos de Mallmann, . Redes Sociais: Google + · Facebook · Twitter

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *