Tragédia em Santa Catarina - Número de mortos passa de 65Pelo menos 65 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina neste final de semana. Segundo atualizações divulgadas pela Defesa Civil nesta terça-feira, 49.799 tiveram que deixar suas casas e mais de 1,5 milhão foram afetados pela intensificação do mau tempo. Serviços básicos como distribuição de gás, água e eletricidade foram suspensos em parte do estado. O tempo continua instável.

Com relação aos óbitos a cidade de Ilhota segue na frente, com um total de 15 óbitos; seguida por Blumenau, com 13; Jaraguá do Sul, com 12; Gaspar, com dez,; Rodeio e Luiz Alves, ambas com quatro; Benedito Novo e Rancho Queimados, ambas com dois; Brusque, Pomerode e Bom Jardim da Serra , com um cada.

Tragédia em Santa Catarina - Número de mortos passa de 65

Cerca de 500 militares trabalham no socorro às vítimas da enchente em Blumenau, no Vale do Itajaí. O Exército utiliza quatro aeronaves, 17 caminhões e 12 barcos para recolher as pessoas isoladas na cidade.

O general Pafiadache, que coordena a força-tarefa no município, pede para que as pessoas não saiam de suas casas para não atrapalharem a operação.

O governo do Rio Grande do Sul enviou no dia 24, cobertores, colchões, lençóis, mosquiteiros, toalhas, fronhas e kits de limpeza para as vítimas da chuva em Santa Catarina. Há milhares de desabrigados no estado, onde a chuva é constante há cerca de dois meses.

Tragédia em Santa Catarina - Número de mortos passa de 65

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil do estado, capitão Luis Fernando Santos Carlos, no dia 23 foram enviadas a Santa Catarina duas carretas com esses itens e, no dia 24, mais três.

“Nossa Brigada Militar enviará também um helicóptero para ajudar no socorro às vítimas. Outro helicóptero e um avião Bandeirantes do 5º Comando da Força Aérea Brasileira, em Canoas [RS], já estão em território catarinense”, informou o capitão.

De acordo com o gerente da Defesa Civil de SC, major Emerson Nery, a situação de emergência é decretada quando o município enfrenta um momento crítico, mas os serviços essenciais não estão totalmente comprometidos. Isso significa que o município precisa de ajuda, mas ainda consegue dar algum tipo de resposta para os problemas.

A decretação do estado de calamidade pública ocorre quando a situação é mais grave. “Ela ocorre quando o município fica engessado, com os seus serviços essenciais comprometidos e precisa de ajuda externa.”

Tragédia em Santa Catarina - Número de mortos passa de 65


AJUDE:

A Defesa Civil catarinense abriu no final da tarde desta segunda-feira (24) duas contas bancárias para receber doações em dinheiro para ajudar as pessoas atingidas pelos desastres naturais. Os interessados em contribuir podem depositar qualquer quantia nas contas: Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7; ou Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0.

Todo dinheiro arrecadado será utilizado para compra de mantimentos para os desalojados.

AJUDA EM PORTO ALEGRE – RS
Doações a desabrigados de Santa Catarina podem ser entregues no prédio do TJ.

Por orientação da Defesa Civil, a prioridade é de materiais de higiene pessoal, absorventes higiênicos e fraldas descartáveis infantis e geriátricas e alimentos prontos para o consumo, como bolachas, leite, pães embalados e outros que não necessitem de preparo, podendo ser apenas desembalados e consumidos.

A caixa coletora está disponível no saguão de entrada do TJ (Av. Borges de Medeiros, 1565, em Porto Alegre).

O material arrecadado será recolhido e enviado a Santa Catarina via Defesa Civil.


Mallmann

Filipe Pereira Mallmann Apaixonado pelo direito e aficionado por novas tecnologias. Para ler mais artigos de Mallmann, . Redes Sociais: Google + · Facebook · Twitter

104 comentários

Débora · 3 de agosto de 2009 às 2:45 AM

Aí oh cara
Sou de Blumenau SC
Se tem pessoas assim como vcs falam não podemos fazer nada
Mas tem muitas pessoas aki que elogias vcs de fora
E nem por isso os inocentes tem que pagar pelos ignorantes.
Já parou pra pensar se acontece aí onde vcs moram!
Te garanto q muitos Catarinense iriam ajudar vcs
Agente não julga os outros pra não ser julgado.
VALEU….

william · 9 de setembro de 2009 às 4:02 PM

AFF to vendo muita gente com pena, pois galera não tenha pena, pois todo animal que tem pena queima o Bira.

luis carlos · 1 de dezembro de 2009 às 9:28 AM

comentario eu estivi nesta enchente em novenbro foi uma das piores que eu ja peguei na minha vida e muito sofrida parra todos emmsanta catarina

Thais cristina de souza · 21 de janeiro de 2010 às 5:32 PM

Ah é muito triste penssar que tudo que contruiram contanto esforço foi por agua baixo,triste mais se todos os paises ajudarem conserteza eles eram se levantar novamente.Pesso a deus que ajude eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *