Anatel define suspensão da cobrança do ponto extra na TV por assinatura

Publicada no Diário Oficial da União de hoje (22/04), decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que visa proibir a cobrança do ponto extra na TV por assinatura.

Através da Resolução n.º 528, a agência manteve o que estava previsto inicialmente no regulamento de proteção e defesa dos direitos dos assinantes dos serviços de TV por assinatura. De acordo com este regulamento, o uso do ponto extra não deve gerar nenhum tipo de ônus para o consumidor e as empresas só podem cobrar pela instalação, ativação e manutenção da rede interna.

A norma prevê também, em seu Artigo 30 a cobrança apenas dos serviços de instalação e reparo do ponto extra.

Mallmann

Filipe Pereira Mallmann Apaixonado pelo direito e aficionado por novas tecnologias. Para ler mais artigos de Mallmann, . Redes Sociais: Google + · Facebook · Twitter

Este post tem 12 comentários

  1. Renatha Padilha

    Ponto Extra

    A Net continua cobrando a alegação é que ainda não receberam da Anatel nada informando, isso é correto? Já que na minha fatura ainda vieram cobrando e não querem descontar o valor. Alguem saberia me informar se pode continuar cobrando?

  2. Mallmann

    Ligue para o número 133 da Anatel e informe a irregularidade.

  3. Renatha Padilha

    Eu liguei para Anatel e me responderam que as prestadoras entraram com liminar que ainda não foi julgada e podem cobrar o ponto extra. Ela me disse mal educada que saiu na mídia isso, que ainda podem cobrar mas não me lembro de ter visto. E nós continuaremos a pagar.

  4. Lozano

    Tenho TVA, sendo que um dos pontos extras em minha residência tem sido cobrado. A informação que me passaram é que devido a liminar eles continuam cobrando este ponto extra.

    Até qaundo isso vai acontecer…. quem vê não acredita…. temos uma lei promugalda no diário oficial da União e a mesma é burlada por liminar????

    E quem paga é o assinante…. terrível.

  5. SUSANA

    Sou assinante da SKY e liguei para solicitar um ponto adicional e fui informada que eles não estão fazendo a comercialização do serviço, ou seja, se negaram a fornece-lo. Isso é legal?

  6. Milton

    Olá. Eu liguei para a telefônica e eles alegão que podem cobrar o ponto adicional, é verade isto ou não? Por favor me ajudem a entender o problema..

  7. Angelo

    Alguém com mais conhecimento no assunto poderia dar informações mais consistentes.

  8. Gilvandro Freitas da Silva

    Como nos vivemos no Brasil, tudo e possivel, Mais a minha pespectiva e que a lei prevaleça e todos os assinates tenha o seu direito preservados.

    Toda vez que ligarmos para as operadora, eles vão alegar que não receberam nenhuma informação,

  9. Alessandro

    Hoje (30/03) pela manhã, ouvi na radio que o procon ganhou a causa e as empresas não podem mais utilizar da liminar que realmente eles tinham, ou seja, agora é bater o pé com as empresas e solicitar o cancelamento dessa taxa. Aquelas que não quiserem cancelar a taxa, precisamos fazer uma queixa no procon, não podemos aceitar e deixar pra lá, é uma decisão da justiça é nosso direito.

  10. Dias

    A “justiça” em nosso país é bastante lenta, talvez devido a pequena carga horária de seu pessoal (11:00 às 17:00) e ainda com 1 hora de almoço.
    A cobrança de ponto extra é extremamente um absurdo, haja vista, que a residência é a mesma, pois o que muda é o nº de cômodos e sendo assim, o que realmente deveria ser cobrado seria o cabeamento e mais os conectores.
    As próprias empresas de TV por assinatura fazem por onde as pessoas migrarem para o Gato Net ou então chamarem uma pessoa que tenha o material e saiba fazer essa instalação, pagando a este um valor de apenas R$ 50,00 por ponto e mais nada.
    A Anatel tem que tomar uma providência urgente sobre o fato.

Deixe um comentário