OAB exige explicações do ministro da Justiça através de ação interposta no STF

OAB exige explicações do ministro da Justiça através de ação interposta no STFO Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) protocolou nesta quarta-feira (29/7) uma interpelação judicial ao ministro da Justiça, Tarso Genro, no Supremo Tribunal Federal (STF) exigindo explicações do ministro. Genro fez declarações ao jornal Folha de S. Paulo nesta semana sugerindo que o vazamento de conversas de uma operação policial envolvendo a famíilia Sarney “poderia ter sido feito por advogados para desviar o foco ou para comprovar a inocência de seu cliente”.

A OAB quer que o ministro da Justiça apresente os nomes dos profissionais da advocacia responsáveis pelo vazamento. De acordo com o secretário-geral da Ordem, Alberto Toron, as declarações de Genro são “inaceitáveis” por terem “enxovalhado” a honra dos advogados de uma forma genérica.

“Houve um vazamento criminoso das conversas envolvendo José Sarney, seu filho Fernando Sarney e Maria Beatriz Sarney, neta do presidente do Senado, e mais uma vez o Requerido (Genro) se apressa, ao que tudo indica, sem nenhuma apuração, em apontar os culpados de sempre: os advogados”, ressalta a OAB na ação protocolada.

Conforme o documento, “é inconcebível que uma declaração dessa gravidade, feita por uma autoridade do porte do Requerido, possa ficar solta no ar, conspurcando todos os advogados, quando é notório que o tipo de vazamento realizado, uma vez mais, tem nítido caráter incriminatório e jamais partiria dos advogados”.

Mallmann

Filipe Pereira Mallmann Apaixonado pelo direito e aficionado por novas tecnologias. Para ler mais artigos de Mallmann, . Redes Sociais: Google + · Facebook · Twitter

Este post tem 4 comentários

  1. Leila

    É a velha história, em que autoridades falam o que querem sem que sejam responsabilizados por isso. Agora parece que vai ser diferente.

Deixe um comentário