Com um total de 5.249 dentre magistradas e servidoras, as mulheres representam quase 60% do total de integrantes do Poder Judiciário gaúcho, que conta com 8.784.

No Tribunal de Justiça, onde o número de Desembargadores ainda é bastante superior, a porcentagem de magistradas vem crescendo a cada ano. Em 2006, as Desembargadoras representavam apenas 16% do total de julgadores. Atualmente, o percentual é de 27%. Nas ultimas semanas, duas novas Desembargadoras foram empossadas no TJRS, elevando de 35 para 37 o número de integrantes do sexo feminino. Os magistrados do sexo masculino somam 99. Em relação aos servidores do 2º Grau, são 1.022 mulheres e 939 homens.

No 1º Grau, o número de Juízas e Juízes é semelhante: atuam no Judiciário Estadual 336 mulheres e 327 homens. Quanto às servidoras, são 3.854, ou seja, 64%. Os servidores somam 2.170.

Atualmente, uma mulher atua na Administração do TJRS: a Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, Corregedora-Geral da Justiça em exercício. Na gestão anterior, a magistrada foi a primeira a mulher a ocupar um cargo na Administração, na condição de 3ª Vice-Presidente.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS)


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *