Cerca de 300 representantes de movimentos sociais e partidos políticos promoveram na noite de hoje (6), na Praça dos Três Poderes, uma manifestação pacífica pela saída do ministro Gilmar Mendes da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).
O movimento recebeu o nome de “Gilmar Dantas: saia às ruas e não volte ao STF”, em alusão aos habeas corpus concedidos por Mendes ao banqueiro Daniel Dantas, quando este foi preso na Operação Satiagraha, e a uma frase usada pelo ministro Joaquim Barbosa em recente discussão com Mendes no plenário do tribunal.
Os manifestantes acenderam milhares de velas ao redor de uma bandeira brasileira e em toda a extensão da praça, além de entoarem refrões contra o presidente do STF.
“O Judiciário brasileiro ainda não é transparente e a gente acha que tem que ser iluminado. Para isso tem que ter novas figuras. O ministro Gilmar Mendes representa uma parcialidade que não se coaduna com o seu cargo”, afirmou o cientista político João Francisco Araújo, idealizador do movimento. “Fazemos um convite para que ele [Mendes] se retire [do STF]”, acrescentou Araújo.
O P-SOL apoiou a manifestação, com parlamentares presentes e militantes segurando faixas com a inscrição “Xô Gilmar Mendes”. A deputada federal Luciana Genro (RS) ressaltou que a simbologia do protesto já seria significativa, mesmo que a saída de Mendes da presidência do STF não aconteça.
“É muito importante essa consciência, que vem se desenvolvendo na sociedade, de que o Supremo não é intocável. De que aqueles homens e mulheres que lá estão têm que prestar contas à sociedade de seus atos e não podem ficar isolados numa redoma de vidro, distantes da opinião pública”, disse Luciana.
No momento do protesto, Gilmar Mendes e vários outros ministros participavam no STF da cerimônia de lançamento de uma publicação jurídica. Do salão em que as autoridades se encontravam era possível avistar a manifestação, ouvir gritos e apitos.
A assessoria de imprensa do STF informou que Mendes não iria se pronunciar novamente em relação ao protesto. Pela manhã, em evento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mendes disse que não se incomodava com eventuais manifestações contrárias á sua gestão. No fim do ano passado, Mendes chegou a afirmar, em uma entrevista coletiva, que “os protestadores” contra a atuação dele “não enchem uma Kombi”.
5 comentários
CN · 9 de maio de 2009 às 12:22 AM
Parabéns!! Parabéns aos participantes!!
quisera eu ter condições financeiras de sair de minha cidade e ir até a capital para ajudar na manifestação!!
Como não posso, fica aqui meu apoio!
MARIA JOSE BARRETO DE NATAL RN · 10 de julho de 2009 às 3:08 PM
BRASILEIROS, LUTEMOS POR MUITAS COISAS URGENTES, ESTA NA HORA DE SE VERIFCAR ESSA TELEVISAO BRASILEIRA, SÓ COM PROGRAMAS DE BAIXARIA, OS BONS SAO MEIA NOITE B A S T A DE NOVELAS, QUE POVO BESTA, PRESIDENTE LULA DAR UM BASTA , A JUVENTUDE ESTA 80POR CENTO NA DROGA, VIAJE MENOS E VIGIE O BRASIL, OK TURISMO NAO DAR, ESTAMOS INVADIDOS PELOS GRINGOS, AMÉM
MARIA JOSE BARRETO DE NATAL RN · 10 de julho de 2009 às 3:12 PM
PELA PUNIÇAO DE QUEM USA O REAL DO POVO EM SEU BENEFICIO PROPRIO , PRENDAMOS QUEM SUBORNA, SEJA QUEM FOR, TOU COM JORNALISTA DATENA, ME AJUDA AÍ, MEU AB MAZE
domelhor.net · 7 de maio de 2009 às 2:40 PM
Com velas acesas, manifestantes protestam na Praa dos Trs Poderes contra a postura de Gilmar Mendes…
Cerca de 300 representantes de movimentos sociais e partidos polticos promoveram na noite de hoje (6), na Praa dos Trs Poderes, uma manifestao pacfica pela sada do ministro Gilmar Mendes da presidncia do Supremo Tribunal Federal (STF)….
Filipe via Rec6 · 7 de maio de 2009 às 3:28 PM
Com velas acesas, manifestantes protestam na Praça dos Três Poderes contra a postura de Gilmar Mendes : Contexto Jurídico…
Cerca de 300 representantes de movimentos sociais e partidos políticos promoveram na noite de hoje (6), na Praça dos Três Poderes, uma manifestação pacífica pela saída do ministro Gilmar Mendes da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).
…