O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (21/8), lei que autoriza os ministros dos Tribunais Superiores a convocar magistrados para realizar interrogatórios e outros atos de instrução em ações penais. Conforme o Supremo Tribunal Federal (STF), a nova regulamentação, que será publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24/8), poderá resultar em grande economia de tempo na tramitação dos processos no Supremo e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O novo mecanismo poderá promover a agilidade, por exemplo, na tramitação da ação penal do mensalão, na qual 39 pessoas respondem como réus no STF, acusadas de receber dinheiro em troca de apoio político ao governo.
Com a norma, o ministro relator de ação penal passa a ter competência para convocar desembargadores de Turma Criminais dos Tribunais de Justiça ou de Tribunais Regionais Federais, bem como juízes de varas criminas estaduais e federais, para atuar no processo pelo prazo de seis meses, prorrogável por igual período e por um máximo de dois anos.
Redação Contexto Jurídico
2 comentários
Filipe via Rec6 · 24 de agosto de 2009 às 2:52 PM
Ministros de Tribunais Superiores poderão agilizar andamento de ações penais : Contexto Jurídico…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (21/8), lei que autoriza os ministros dos Tribunais Superiores a convocar magistrados para realizar interrogatórios e outros atos de instrução em ações penais. …
domelhor.net · 24 de agosto de 2009 às 2:55 PM
Ministros de Tribunais Superiores podero agilizar andamento de aes penais…
O presidente Luiz Incio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (21/8), lei que autoriza os ministros dos Tribunais Superiores a convocar magistrados para realizar interrogatrios e outros atos de instruo em aes penais. Conforme o Supremo Tribunal Fe…